No início do ano de 2019, os ciclistas do Pedal Voluntário se reuniram na Praça dos Arcos para levar os lacres arrecadados em 2018 para à ONG Entre Rodas.

Aos poucos os ciclistas foram chegando trazendo os lacres. Cada um com o que conseguiu arrecadar. De um lacre à muitas garrafas.

Os lacres arrecadados vieram de várias partes, mesmo de quem não pedala.

E foram muitos, mais de 50 garrafas pet cheias de lacres das latinhas de alumínio.

Dali, os lacres foram colocados no carro da Ana Cristina que nos ajudou a levá-los até a entrada da FIESP, onde o ONG Entre Rodas estaria nos aguardando.

A Entre Rodas recolhe os lacres das latinhas de alumínio. Escolheram os lacres porque o manuseio é mais simples e ocupa bem menos espaço para armazenar do que latinhas. 30.000 lacres de alumínio cabem em 10 garrafas pets de 2 litros e equivalem a quase 1.000 latinhas de alumínio.

Foto de Ivson Miranda

A liga de alumínio do lacre tem teor de magnésio maior que o a da latinha. Dessa forma, separando o lacre evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contaminem o alumínio reciclado.

São necessárias, 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de alumínio para a troca de uma cadeira de rodas.

Por isso, toda a ajuda é bem vinda. Saiba mais notícias da ONG aqui.

Um dos seus lemas é o #nao é mito. E não é mesmo, os lacres são realmente vendidos e o dinheiro arrecadado é revertido para comprar cadeiras de roda.

Continuem arrecadando, haverá mais pedais em 2019 para levar os lacres à ONG.